Perguntas Frequentes

01

O que é Biodanza?

Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da  vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo.
 
INTEGRAÇÃO HUMANA
Na Biodanza o processo de integração atua mediante estimulação das funções primordiais de conexão com a vida, que permite cada indivíduo integrar-se a si mesmo, à espécie e ao universo.
 
RENOVAÇÃO ORGÂNICA
É a ação sobre a autorregulação orgânica, induzida principalmente por meio de estados especiais de transe, que ativam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e estresse.
 
REEDUCAÇÃO AFETIVA
É a capacidade de estabelecer vínculos com outras pessoas.
 
REAPRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORIGINÁRIAS DE VIDA
É aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata , hereditária, que não requer aprendizado e se manifesta mediante estímulos específicos, tendo como objetivo conservar a vida e permitir sua evolução.
Os instintos representam a natureza em nós, e sensibilizar-se com eles significa restabelecer a ligação entre natureza e cultura.
 
VIVÊNCIAS INTEGRADORAS
É uma experiência vivida com grande intensidade no aqui agora, com qualidade ontológica (se projeta sobre toda a existência). Na Biodanza as vivências são integradoras porque possuem um efeito harmonizador em si mesmas.
As vivências na Biodanza são orientadas para estimular os potenciais de Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência, denominados Linhas de Vivência.
 

03

Pra que estimular as linhas de vivência?

Durante toda a vida, as pessoas desenvolvem estas cinco funções fundamentais. Muitas reforçam algumas delas e bloqueiam outras. Às vezes não conseguem expressar a totalidade de seu potencial, devido aos obstáculos encontrados na expressão original dos mesmos.
A Biodanza trabalha estimulando as funções menos desenvolvidas, para poder integrá-las em toda sua plenitude, harmonizando-as com as demais.

02

Quais são as linhas de vivência?

Vitalidade: Aumento da alegria de viver, ímpeto vital (energia disponível para a ação), integração motora, equilíbrio neurovegetativo.
 
Sexualidade: Despertar da fonte do desejo, aumento do prazer, conexão com a identidade sexual, diminuição da repressão sexual.
 
Criatividade: Capacidade de expressar, inovar e construir.
 
Afetividade: Capacidade de criar vínculos com outras pessoas através do amor, amizade, altruísmo e empatia.
 
Transcendência: Conexão com a natureza, sentimento de pertencer ao universo.
 

04

O que é princípio biocêntrico?

Estabelecido por Rolando Toro na década de 60. o Princípio Biocêntrico se inspira na intuição do universo organizado em função da vida. Consiste em uma proposta de reformulação de nossos valores culturais, passando a tomar como referencial o respeito a vida. O Princípio Biocêntrico se propõe a potencializar a vida e a expressão de seus poderes evolutivos. A Biodanza é, segundo este ponto de vista, uma poesia do vivente, baseada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Todas as ações da Biodanza se orientam em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida. A Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando mais ênfase às experiências vividas do que a informações verbais. Permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão. A ideia fundamental do bem consiste em preservar a vida, em favorecê-la, em conduzi-la a seu valor mais alto; já o mal consiste em aniquilar a vida, machucá-la, atrapalhar seu florescimento. O Princípio Biocêntrico põe seus interesses em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida envolve muito mais que os vegetais, animais e o homem. Tudo que existe, da pedra até o pensamento mais sutil, faz parte do prodigioso sistema vivo.